top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube

Grupo Eficiência Energétic

Público·2 membros

Mercado de Contas a Pagar — Visão Geral e Dinâmica


“Contas a Pagar” refere-se ao conjunto de processos através dos quais as empresas gerem as faturas recebidas, as aprovam, acompanham os pagamentos a fornecedores e efetuam pagamentos. O mercado de contas a pagar (particularmente a automatização/software de contas a pagar) visa digitalizar e otimizar estes processos: captura, reconciliação, aprovações, pagamentos, reconciliações, relatórios e visibilidade do fluxo de caixa.


Tamanho e Previsões do Mercado


O mercado de software de automatização de contas a pagar está a crescer rapidamente. As projeções mostram que atingirá algo entre os 7 e os 22 mil milhões de dólares no início e meados da década de 2030, dependendo das definições.


Por exemplo, uma estimativa coloca-o em aproximadamente 3,1 mil milhões de dólares em 2023, prevendo-se um crescimento de aproximadamente 7,1 mil milhões de dólares até 2030, implicando um CAGR na faixa dos 12 a 13%.


Observam-se também números mais baixos (para software de contas a pagar com uma definição mais restrita), por exemplo: ~ 1,4-1,5 mil milhões de USD em 2023/2024, crescendo para 2-2,5 mil milhões de USD no final da década de 2020/início da década de 2030.


Regionalmente, a América do Norte detém actualmente uma grande quota, seguida pela Europa; espera-se que os mercados emergentes cresçam mais rapidamente.


Principais Impulsionadores do Crescimento


Eficiência e Economia de Custos

As contas a pagar são tradicionalmente manuais, exigem muita mão-de-obra e são propensas a erros. A automatização reduz o tempo de processamento de faturas, multas por atraso de pagamento, pagamentos duplicados e erros manuais.


Necessidade de Visibilidade do Fluxo de Caixa e Otimização do Fundo de Maneio

As empresas pretendem melhores previsões de passivos a pagar, evitar atrasos no pagamento, aproveitar os descontos para pagamento antecipado e gerir o caixa de forma mais eficiente.


Transformação Digital / Adoção da Nuvem

As soluções de contas a pagar baseadas na cloud permitem flexibilidade, acesso remoto e escalabilidade. Muitas empresas (especialmente PME) preferem a implementação de SaaS/cloud para evitar infraestruturas locais pesadas.


Tecnologias de RPA, IA, ML e OCR

Automatização da extração de dados de faturas (utilizando OCR, ML), correspondência automática de faturas com ordens de compra, deteção de anomalias, encaminhamento inteligente de aprovações, etc. Estas tecnologias tornam os sistemas de Contas a Pagar (AP) mais inteligentes e reduzem a intervenção humana.


Pressão Regulatória e de Conformidade

Auditoria, rastreabilidade, prevenção de fraude, conformidade fiscal, due diligence de fornecedores (KYC, etc.). Estes requisitos impulsionam as empresas a adotar processos de Contas a Pagar formalizados/automatizados.


Crescimento do Volume de Faturas

À medida que as empresas crescem, as compras tornam-se mais complexas e as cadeias de abastecimento globalizam-se, o número e a complexidade das faturas aumentam — exigindo melhores ferramentas.


Relacionamentos com Fornecedores

Pagamentos pontuais e rastreio transparente do estado aumentam a confiança; atrasos prejudicam o relacionamento com os fornecedores. As Contas a Pagar automatizadas ajudam as empresas a manter uma maior satisfação com os fornecedores.


Adoção por PME

Mais pequenas e médias empresas estão a adotar o software de Contas a Pagar, à medida que os custos descem, as opções de cloud surgem e as ferramentas digitais se tornam mais acessíveis.

membros

  • radhika kadam
    radhika kadam
  • Gerson FerrazGerson Ferraz
    Gerson Ferraz

Assine e fique atualizado

Email enviado com sucesso!

Organização e Realização

logo jornada Eficiência Energética
rede Eficiência Energética

Promoção

Eficiência Energética
Eficiência Energética
Eficiência Energética
bottom of page